CEROULA - HISTÓRICO

 
     
   
 

  Como é de conhecimento de todos, o Carnaval de Olinda, Pernambuco, pode se orgulhar pelo título de mais original do Brasil. As manifestações espontâneas acontecem nas ladeiras, cobertas de irreverência, colorido e muita cultura popular. A tradição também é marca registrada da festa. Os blocos e troças, muitos deles existentes há décadas, arrastam milhares de foliões e formam o belo cenário do Carnaval olindense. Para abrilhantar ainda mais essa manifestação popular, a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda prepara-se para atingir um marco histórico. Em janeiro de 2012, festeja o seu cinquentenário, com evento de lançamento de projeto agendado para outubro próximo.

  A Ceroula de Olinda foi fundada em 5 de Janeiro de 1962, por um grupo de seis amigos: Antonio Aurélio Sales (Cabela), fundador e atual presidente de honra; Arthur Ferreira, Gilvan Gonçalves, Lúcio, Jamones Góes e Lucilo Araújo. O nome Ceroula surgiu numa contraposição à outra troça da cidade, o Pijama. Desde então, é muito frevo no pé ano a ano. Milhares de foliões acompanham a troça no Carnaval, que já foi alvo de reportagens em várias televisões, inclusive em rede nacional.

Seu hino ecoa pelos quatro cantos do Estado durante o período de momo:

Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda
(Música e letra de Milton Bezerra de Alencar)

Eu vou este ano à Lua
Não é privilégio, Foguete já tem
Eu quero ver se o carnaval de rua
Collin, Aldrin e Armstrong falam que vai bem
Eu quero ver se tem troça que escolha
Como em Olinda que tem a Ceroula
Mas se tiver para mim é legal
Passarei lá na Lua todo o Carnaval
Mas se tiver para mim é legal
Passarei lá na Lua todo o Carnaval.

PAM..PAM..PAMPAM...PAMPAMPAM...PAMPAMPAMPAM...



    Download do hino do Ceroula




  Atualmente, a Ceroula conta com cerca de 600 componentes fixos que desfilam pelas ladeiras da cidade alta, em fevereiro. É uma das principais alegrias da festa na cidade histórica, além de um orgulho para os pernambucanos.
Sendo assim, o incentivo à nossa cultura deve ser algumas das preocupações das empresas e organizações atualmente, principalmente quando ela resgata também a história do seu povo. Além disso, trata-se de um incentivo à manifestação popular inerente ao Carnaval de Pernambuco, gerador de emprego e renda anualmente. Nós, que também fazemos parte da maior festa do mundo, contamos com sua parceria para tornar vivo o sonho de ver a Ceroula completar mais décadas alegrando o nosso povo e contribuindo para o Turismo do Estado.

"Você faz parte desta história!"

Saudações,
Marcos Sales
Presidente da Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda


 
     
Ceroula  |  Ceroula Online  |  Loja   |  Serviços  |  Contato


Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda
   Rua 15 de novembro, 225
 Varadouro – Olinda – PE
 
Copyright © 2011 Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda